quarta-feira, 21 de maio de 2014

tempo eleitoral

Temos então as eleições europeias.
E um pouco por todo o lado as campanhas andam na rua.
Aqui os políticos andam na rua à mais de 3 meses. Rua a rua, porta a porta a campanha é feita.

A abstenção para as Europeias é uma realidade também ela europeia.
Se em Portugal nos parece gigante, a mim parece-me que ela de facto só é maior, porque a abstenção em outras eleições é também ela muito grande,

Gosto que aqui se tenha junto as eleições locais com as eleições europeias.
Gosto que os candidatos andem de facto na rua. Atenção não andam na rua em comitiva, andam eles sozinhos, com mais uma ou duas pessoas. Não anda uma carrinha com megafone e música a tocar, nem gente de bandeiras a acompanhar, andam eles na rua.
Andam de facto eles a bater de porta em porta. E ao fim das eucaristia estão à porta das igrejas, e à saída das escolas. Mais uma vez aqui, não vão aos intervalos tirar fotografias com as criancinhas, estão lá para falar com os pais, pedir que se vote. E quase todos pedem que realmente se vote.

Se sabem que vai haver uma actividade local, vão lá, estão lá. Eles os candidatos, aqueles que eu vou vendo nas ruas nos cartazes e que pedem que se vote neles.
E eu nesta campanha já cumprimentei, falei e apertei a mão a pelo menos 4 candidatos, cabeça de lista.

Curioso que na minha terra, a minha sogra quando soube que eu conhecia o Presidente da Junta, achou que era um grande feito.
Aqui já conheço a "Presidente da Junta" e a sua oposição directa. E se votasse, que ainda não vou votar, sabia até em quem votar e não era como muitas vezes fiz em Portugal, por exclusão de partes.

Atenção eu sei que é campanha eleitoral na mesma...
Mas para mim faz toda a diferença a campanha ser de facto feita por pessoas.

Quanto aos cartazes, diz-se que são todos retirados nas horas seguintes às eleições!
Depois conto!




Sem comentários: