quarta-feira, 28 de maio de 2014

estudar!?



" uma das grandes tragédias do nosso país é não haver hábitos de leitura com cem anos. Há 30 anos, ainda havia 50% de analfabetos! A televisão chegou a Portugal ainda os portugueses não sabiam ler nem escrever. Não liam jornais. Você é obrigada a pensar quando lê um jornal. Não há mistura de música, soundbytes, imagem, publicidade, como na televisão. A televisão é um instrumento fabuloso, mas não desempenha funções de promoção do ser individual, de autonomia, de concentração – isso é tudo a leitura que dá".
Esta frase é de António Barreto e já data de 2007, altura em que saiu na Revista Selecções do Reader’s Digest.

Hoje li isto e tinha que ficar aqui registado, para que para sempre eu me lembre dos porquês das coisas, porque muitas vezes analisamos as consequências e desconhecemos as causas.

Ontem ouvia a reportagem sobre o ensino superior politécnico (aqui http://www.rtp.pt/play/p470/e155459/portugal-em-direto) e existe uma frase que adorei ver sintetizada, que diz algo como: o acesso ao ensino superior é uma garantia de um salto social. 
Nos dias de hoje já sabemos que assim não é. Ainda assim um licenciado encontra uma situação de trabalho cinco a seis vezes mais rápido que uma pessoa sem formação superior. Talvez e esperemos que assim seja, porque mais que tirar um curso superior para o desempenho de uma única profissão, formam-se e educam-se adultos mais conscientes e mais capazes para a vida adulta.
Eu acredito nisto.
Eu acredito que é imprescindivel estudar, eu acredito que o futuro passa obrigatoriamente pela aquisição de conhecimento e que ajuda adquiri-lo num sistema formal e ordenado.

Mas eu neste momento vivo num país onde os avós das amigas da Matilde, muitos frequentaram cursos superiores e pelo menos dos que eu sei, nenhum tem menos que o décimo segundo ano...

Mas continuo a ter pena, de muita gente no meu país acreditar que ter formação ou não, é a mesma coisa, tanto faz... e não fazerem grande questão que os filhos prossigam os estudos, porque o que vai interessar é ele um dia arranjar trabalho!!!

A tudo isto podemos ainda juntar, o facto de que a maioria dos empresários portugueses terem níveis de escolaridade básicos (http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mais-de-70-dos-portugueses-que-trabalham-por-conta-propriatem-apenas-o-ensino-basico-1636631)... e com isto então eu continuaria a escrever e a escrever, até porque esta é uma realidade que também conheço muito bem!
Quem sabe um dia ganho finalmente coragem e escrevo tudo e a sério... por enquanto vou registando, também por aqui.

Sem comentários: