sexta-feira, 2 de maio de 2014

da Páscoa

Este ano de facto a Páscoa foi diferente e se o Natal tem toda uma mística e uma envolvência bem familiar, para mim a Páscoa é interior, introspectiva e muito, muito reflectida e como tal, estranhei não ter a minha paróquia, não ter as minhas gentes.
Posso dizer que até agora, foi a altura que mais me custou, foi de facto quando mais saudades senti.
E no entanto tinha os meus pais aqui e vivi tudo na mesma, partilhei aqui mesmo na paróquia todas as celebrações e no Domingo fomos todos almoçar à casa da "Rita da Irlanda" que também cá tinha os pais e como tal foi um almoço de família de facto.

Todas as celebrações foram mais simples, aliás como é normal por aqui. Gostei dos sempre disponíveis e acessíveis padres que estiveram presentes em todas as celebrações. Na quinta feira toda a assembleia comungou nas duas espécies.
Na sexta feira com grande respeito e silêncio a celebração foi leve e não pesada como muitas vezes sentia.
No Sábado a vigília iniciou com o lume novo, mas foi toda muito simples e calma, sendo passada maioritariamente só com a luz das velas.
No Domingo é de facto a missa da Páscoa em família, inúmeras famílias estão presentes com as suas crianças (o que por aqui quer dizer mais crianças na igreja do que adultos!) e no final da missa as crianças são convidadas a ir fazer a caça dos ovos...
Para elas foi muito giro pois tinham algumas amiguinhas da escola e puderam andar na caça aos ovos em equipa!


Sem comentários: