terça-feira, 16 de setembro de 2014

Passwords

A sério é uma coisa que me irrita.
Desde sempre, desde o inicio, nunca percebi bem o porque de termos que criar passwords e depois para as memorizar temos que as ir escrevendo em algum sitio, num papel, num caderno, na agenda, no telemóvel... e o mais ridículo certamente criar um documento no computador com tal informação.

E podem argumentar que é mais fácil se for sempre a mesma. É verdade que sim seria!!!
Mas as regras das passwords já mudaram tanto que é impossível mantermos a mesma.

Na empresa onde trabalhei 12 anos, criaram a regra, por questões de segurança claro, que tínhamos que mudar a password em cada mês, isto depois de ter passado a ser obrigatório a mesma possuir pelo menos uma letra maiúscula e dois números!!! Resultado a minha password era sempre a mesma só mudava os números no fim das letras que passaram a corresponder ao mês em questão! Assim nunca me esquecia... nem eu nem mais ninguém, porque às tantas todos usamos a mesma regra!!!

Outro exemplo foi este ano a CGD ter criado, também e mais uma vez por questões de segurança, novas regras para os códigos de acesso à página do banco, resultado... perdi o acesso à mesma... porque o meu código, escolhido por mim e com mais de 10 anos de serviço, não cumpria uma das regras!!!

E agora estava eu a fazer mais um registo na Internet e dizem que a password tem de ter pelo menos uma maiúscula, dois dígitos numéricos e completar o total de 10 caracteres.... ora já podem adivinhar, nenhuma das que costumo usar corresponde a este padrão!!!

Para quando deixarmos de ter que nos registar em inúmeros sítios e adicionar a cada base de dados a nossa informação e passar a ser ao contrário, até porque a informação e o interesse é nosso. Ou seja quando é que alguém descobre a forma de cada um de nós ter os seus dados e só os incorporar na altura em que necessitamos no site em questão e de forma temporária, sem obrigar a constantes registos! 

É que até a nível de informação, anda o mundo cibernâutico carregado de dados duplicados... quando eles são nossos e de nosso interesse e muitas vezes nós já nem nos lembramos onde é que os colocámos!!!

Desculpem o desabafo... mas a sério que a história das passwords me irrita!!!
E ainda me irrita mais as perguntas de segurança, para nos lembrarmos das ditas passwords... ou o envio dos email's com novas passwords,... 
E isto já irrita pelo menos desde 1995... já é muito tempo!






Sem comentários: