terça-feira, 2 de setembro de 2014

Alentejo

Descobri hoje que os cânticos típicos alentejanos estão a concorrer a Património da Humanidade.

Gostava tanto que viesse a acontecer... que o canto alentejano fosse Património. Para mim é.
Ainda este ano quando passávamos por lá eu ensinava às miúdas umas "modas".

Aquele canto arrastado lembra tanto aquelas terras secas, de calor, de um calor que nos sai do chão, que nos queima por dentro, que literalmente nos abafa e nos cansa.

De algumas só me lembro de partes:

"... resolvi ir até Lisboa que a vida por cá está má... ... chora por mim, que eu choro por ti. Já deixei o Alentejo."

"Vou me embora, vou partir mas tenho esperança, vou correr o mundo inteiro, quero ir!..."

"Dizem que a folha do trigo é maior que a da cevada, assim a minha amizade ao pé da tua é dobrada."

"Nossa Senhora da Conceição que está no seu altar, todos lá vamos ajoelhar e a cantar, a cantar vamos rezar... "

E depois as mais emblemáticas, como a cegonha.

https://www.youtube.com/watch?v=YduFx-GGtLE#t=16


O vídeo que fizeram para candidatura é este.
E faz me tanto, tanto lembrar os meus.
Vou mostrar isto ao meu pai, quando puder e deixar correr as minhas lágrimas a acompanhar as dele.

http://vimeo.com/100714658

Sem comentários: