sexta-feira, 14 de novembro de 2008

E já que se fala tanto em bancos....

Esta semana eu e o meu marido voltamos a ter um daqueles encontros com a banca.
No caso e como não podia deixar de ser com o Millennium BCP, com quem, devido a este tipo de encontro, eu já havia deixado de trabalhar desde Junho do ano passado, espantem-se!
Por essa altura o banco sem comunicado passou a descontar-me cerca de 10,00€ por mês para despesas de manutenção, uma vez que o meu saldo médio era inferior a 1000€ e não recebia ordenado directo nessa conta, nem tinha nenhum pagamento mensal obrigatório.
Na altura tive de me deslocar ao balcão onde havia aberto a conta (que foi aqui na Baixa), o que dá imenso jeito quando estamos a trabalhar, para esclarecer a situação. Falamos com o gerente e tentamos fazer ver que dado que não era a única conta que detinhamos naquela instituição, porque é que não se contava com todo o património? Tal não era possível, tinhamos mesmo de pagar as despesas de manutenção, para se manter a conta naquelas premissas.
Desloquei-me ao balcão do outro banco com quem trabalho (a Caixa, que é mesmo em frente), para saber se tinham uma solução para o meu caso: uma conta, sem despesas de manutenção, sem saldo médio mínimo obrigatório e que seja só uma conta de débito (uma conta para eu gastar com as despesas da minha família, mais nada). Responderam que sim, pois ali contavam com o património e associavam esta conta ás restantes contas que detemos e assim não exista a necessidade de pagar despesas de manutenção.
A resolução foi imediata, abri uma nova conta na Caixa e pessoalmente fechei com o gerente do balcão a conta no Millennium.
À pouco tempo, estavámos à espera que a Seguradora do meu marido efectuasse um reembolso e achamos que estava a demorar demasiado tempo... depois de uma grande averiguação descobrimos que o reembolso foi feito para a conta que havia sido fechada à mais de um ano!
A explicação é que o processo interno de fecho de conta é muito demorado e quando foi feita a transferência ela ainda estava por assim dizer em stand-by e esse pedido de transferência tornou automaticamente a conta activa.
Então desta vez essa conta tinha uma importância pouco significativa, sem que durante o tempo que o dinheiro lá esteve (e ainda foram alguns meses), fosse debitado qualquer valor para despesas de manutenção... e pior, dado que transferimos o dinheiro para outra conta e a mesma se encontra a 0, devemos fechar a mesma, voltando ao balcão do mesmo banco para efectivarmos pessoalmente o fecho da conta!
Há coisas que estão sempre a voltar!!!
E ainda falamos do funcionalismo público.

Sem comentários: