quarta-feira, 23 de setembro de 2015

filhos nas redes sociais

Uma amiga à uns tempos enviou-me este artigo:  http://observador.pt/especiais/fotografias-dos-filhos-nas-redes-sociais-o-cerco-aperta-se/

Li com muita atenção, pois é um assunto que me incomoda. Já antes havia lido os avisos da PSP portuguesa e fiquei de facto em choque. Desde essa altura não publiquei mais fotos das minhas miúdas. Também não retirei nenhuma das que já publiquei no passado e tenho este assunto adormecido, como que em "banho maria" dentro de mim.

Adormecido, porque a verdade é que em nada mudei a minha opinião. Mas assusta-me que aquilo que eu penso possa prejudicar as minhas filhas no futuro!

E o que me incomoda de facto mais é a nova legislação que vai saindo, proibindo que os pais publiquem fotos dos filhos e os ditos comunicados da maior força de segurança Pública, como que a validar que o problema está em quem publica e não em quem comete a atrocidade de perseguir, invadir e utilizar material pessoal que circula no espaço web.

Acho que passa a ser um tema, em que no lugar de efectuarmos uma politica de prevenção de fundo e de nível internacional, corrigimos os acontecimentos de forma avulsa, tomando decisões caso a caso e com base naquilo que algúem já pensou, escreveu ou legislou antes.
Assusta-me que possamos "condenar" pais que querem somente partilhar momentos de alegria dos filhos!

Vou provavelmente voltar a publicar fotos delas, porque como digo em nada mudei a minha opinião.
Mas esta nova politica que vai surgindo que procura controlar as nossas acções assusta-me e muitas vezes faz-me deixar de acreditar que vivemos de facto em democracia e liberdade e recorda-me vezes sem conta a "sindrome do sapo fervido".





3 comentários:

Ana Rita disse...

somos assim em tudo...
em vez de educarmos para uma sexualidade responsável, aprovamos o aborto...
em vez de educarmos para hábitos de vida saudáveis, consideramos a hipótese de pagar para as pessoas deixarem de fumar...
em vez de controlarmos a entrada de drogas nas nossas prisões, criamos alas livres de drogas...

enfim!

CM disse...

exacto... tens toda a razão.
Mas nesta questão o que me inqueta mesmo, é um dia por algum azar, ter de ouvir da boca de algum agente de autoridade que fui eu a responsável pelo que aconteceu, quando agora eu acho isso completamente absurdo... mas se o azar bater à minha porta, a culpa vai de facto corroer-me :(

Ana Rita disse...

percebo-te perfeitamente... "condenam" quem não comete os crimes... num "eu bem te avisei"...