quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ser mãe

Das maiores tarefas que Deus me deu.

Quando a Matilde nasceu, tudo foi planeado, pensado e feito de forma a cumprir.
Lia os livros das diferentes etapas, e procurava cumprir de forma correcta e pedagógica.
Não foi sempre fácil e a fase entre os 2 e os 3 anos foi muito complicada, mas éramos 2, e umas vezes melhor outras nem por isso, íamos conseguindo.

Quando nasceram as gémeas, procurei ser ainda mais disciplinada em algumas questões, porque o tempo ia ser reduzido e como tal, quanto mais planeado melhor.
A verdade é que em muita coisa consegui.
Mas desde essa altura que deixei de ler tanto, de ligar tanto ás teorias e agir muito mais por impulso.
Claro que as respostas ás vezes são reflexo de estímulos errados e como tal nem sempre as melhores!!!
Passei a ter mais presente ainda a frase "Filho és, Pai serás".
E dou por mim muitas vezes a ter a reacção errada, o reflexo menos correcto e como tal a transmitir o menos correcto ás minhas filhas.

Dissem que os miúdos hoje em dia são diferentes, ora eu como mãe digo, que sim é verdade, mas mais verdade é ainda que os pais de hoje em dia também são muito diferentes.
Temos sempre pouco tempo para eles, brincamos sempre pouco com eles, exigimos sempre muito deles, esquecendo ás vezes que são crianças.
E as crianças precisam de mimo, que se sentem com elas no chão, de sair para a rua para pular e correr.
Agora que estou em casa, percebo ainda melhor cada uma destas coisas e como nos é tão fácil encher um dia de tarefas, sem que nenhuma delas seja brincar.
Estou aos poucos a estabelecer este novo objectivo brincar com elas... ainda por cima para mim é fácil, elas são só miúdas e têm os brinquedos todos que eu um dia quis ter....


Sem comentários: