sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os outros leitores que desculpem...

mas agora que conheço um novo frequentador deste sítio tenho vontade de escrever por aqui todos os dias.
Infelizmente continuo é sem vontade de reflectir em muita coisa.
Assim sendo, peço desculpa pela falta de imaginação... mas estou a estimular o vício de "me perseguirem"!!!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comunicação

Agora quer eu descobri que isto funciona como uma arma na arte da comunicação... vou fazer terrorismo!!!

Como eu gosto de construir pontes e quebrar barreiras.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

A mania das mentiras piedosas

Um dia quando for velha e ainda tenha pais, eles vão sofrer muito de certeza, aliás eu vou provocar-lhes se não um ataque cardíaco fulminante, várias pequenas paragens cardíacas.

Esta mania de mentir aos mais velhos por forma a minimizar a sua dor, a mim sempre me fez confusão.
Como é que nós mais novos, do alto da nossa sabedoria e com a nossa menor experiência de vida, e como tal com menor número de experiências dolorosas acumuladas, achamos que mentir pode ajudar alguém de 80 anos a viver melhor!!!

Desculpem mas nunca percebi...
Talvez seja uma carcaterística que se ganha com a idade... e dessa forma ainda bem que ainda me faltam muitos anos para vir a perceber.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Break

Vamos fazer uma pausa aqui....

e se calhar noutros locais também!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Kidzania

Foi a semana passada que fui com a Matilde e uma amiga dela passar o dia à Kidzania.
Elas adoraram.
E eu adorei quase tanto como elas.
É de facto uma experiência incrível para as crianças, e a satisfação com que elas experienciam cada actividade deixa-nos maravilhados, pelo menos a mim deixou-me.

O ambiente é simpático, agradável e convida à alegria.

O espaço está desenhado para eles, como tal o espírito tem e deve ser o de dar alegria aos miúdos.

A Matilde já lá tinha ido com o ATL, como tal assim que entrou, e apesar de eu me sentir um pouco perdida, ela sabia exactamente onde queria ir, tirar a carta.





A seguir foram convidadas a fazer cereais para lancharem....








Dado que estávamos na














não pude deixar de respeitar as regras e lá foram elas usar a sua nova carta de condução.


A seguir comeram uns hamburgueres feitos por elas.
E seguimos para uma missão de salvamento.













Foram fazer o almoço e almoçamos as 3...
A fila para fazer as pizzas era a maior e como tal a Matilde, enquanto esperava foi escalar uma parede ali ao lado.





A seguir ao almoço foram tirar um curso superior em Arquitectura e Engenheira, com o objectivo de a seguir irem construir e pintar paredes e assim ganhar mais Kidzos!!!!


A Matilde ainda voltou a escalar mais um edificio, trabalharam no Continente como repositoras e ainda jogaram uma partida de futebol, onde claro foram as 2 únicas meninas.

Nenhuma quis ir ao cabeleireiro, à esteticista, fazer de modelo ou ver espectáculos de magia... queriam era trabalhar... pular e brincar.

É verdade que é uma experiência que sai cara, mas quanto a mim, é um dia muito bem passado, nós cá em casa já marcamos nova ida!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

austeridade

http://domingosamaral.com/32021.html?page=3#comentarios

Este texto que circula por aí e já infestou o facebook, podia quase ser de minha autoria.
Sinto tudo tal e qual e acrescento ainda que sou casada e mãe de 3 filhos, faço e sempre fiz os meus descontos como tal, nunca adulterei ou manusei qualquer dado a nível fiscal e no entanto quando a minha família passou de 3 para 5 elementos a crise rebentou... e tem sido aquilo a que assistimos!!!

Também eu estou cansada.
Mas mais que cansada começo a ficar desmotivada e não posso, não posso, porque estou desempregada e tenho de continuar a acreditar que vou arranjar emprego. Não posso porque tenho 3 filhas e é para elas que eu tenho que continuar a acreditar que os principios que rejem a minha vida vão valer-lhes a pena.
Não posso, porque não posso cair na tentação de adormecer num estado meio depressivo.

Como tal, vou continuar a viver a minha vida, da maneira que sei, a chamar todos os nomes que consigo cada vez que me sentir prejudicada, mas este blogue encerra neste post, qualquer alusão a esta crise.

Pelo menos por enquanto!

Ei, tu aí ó Portugal!

http://beijo-na-boca.blogspot.pt/2012/09/ei-tu-ai-o-portuga.html

Não resisti, está super bom... adorei... é que se eu não levar tudo isto com alguma ligeireza e não continuar a viver a minha vida de forma normal e de acordo com o esperado, dentro em breve dou em Louca !!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Espírito Escutista


Este nosso fim-de-semana foi passado em Grupo. 
Quando mais novos eu o Jorge pertencemos a um Grupo de Jovens Católico, o GJBB. O grupo (por motivos normais) terminou mas as amizades ficaram.
E por isso temos o hábito de nos encontrar nas casas uns dos outros e em dois momentos especiais, nesta altura do ano e depois no Natal.

E assim lá embarquei eu, em mais uma aventura Jovem.
O mote era partilharmos um acampamento escutista todos em família.
Assim eu, o pai e as nossas crias rumamos a caminho da Arrábida.
Ora tive de montar tendas (não sei ao certo se foram as primeiras da minha vida, mas é possível!), carregar e carregar paus, para construir mesas, cadeiras e mochileiro. As equipas separavam os casais e como tal não podia fazer beicinho ao marido querido para ajudar, durante estas tarefas as nossas filhas também não serviam de desculpa pois existia uma equipa para tratar das crianças.... E como tal, ainda tive de aprender, códigos e orientações em campo, para seguir o que os escuteiros chamam de "jogo de pista".
Tivemos fogo conselho, esta actividade sim, confesso que tinha imensa curiosidade em participar e à noite demorei horas e horas adormecer, pois metia-me imensa confusão as crianças estarem noutra tenda. O que me valeu, é que a "chefe" da nossa equipa sabia que isto seria inevitável e estava atenta ás nossas ansiedades.
O dia a seguir constou com mais tarefas e o levantar de todo o acampamento.

No fim, o que fica é uma experiência incrível, principalmente para as minhas filhotas.
As mais novas adoraram, andarem à solta, mas terem uma equipa, cumprirem regras e participarem, serem ouvidas, de facto participarem, como se fossem grandes como elas querem ser :)
Para Matilde, que inicia no próximo mês a sua caminhada escutista foi a oportunidade de saber o que a espera num acampamento.
Para mim percebi um bocadinho melhor o porque de os meus queridos "estrunfes" (será certamente a última vez que lhes dou este nome, pois depois estará lá a minha princesa) andarem sempre a carregar paus e canas.
Mas as maiores conquistas, foram o facto de já mãe poder voltar a ser Jovem... a fazer as coisas sempre e só com um sentido: Servir.
De mostrar ás minhas filhas o que me une àqueles amigos, o que os faz tão especiais.

Não gosto muito de olhar para trás como se o passado pudesse alguma vez ser melhor que o presente, mas a minha adolescência e os anos que se seguiram, tiveram muito valor para mim. Vivi intensamente e com mais gente que sabe viver intensamente para Servir o Outro :)

O nosso lema na altura era: "Amigos para Sempre". Não sei se será para sempre, mas já lá vão 20 anos de amizade, que gostávamos claro de passar aos nossos meninos.






terça-feira, 11 de setembro de 2012

Matilde sem aparelho


E foi ontem que a Matildocas retirou o seu mini aparelho dos dentes da frente.
Não ficaram direitos, mas já não está atrás dos dentes inferiores e como tal já não existe perigo de deformar o maxilar.

Ela acha estranho passar a língua e sentir os seus dentes lisinhos...
Eu acho que a minha filha tem um sorriso lindo.

É tão bom conseguir amar assim :)


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sem texto

Tenho tantos posts para colocar em dia, tantas partilhas familiares para perpetuar, mas a verdade é que as alegrias não me saem, a verdade é que só me saem gritos e vontade de me agarrar aos meus e ficarmos fechados em casa.

Ficam as experiências, fica a nossa comunhão.

E esperamos os registos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Desemprego - Vantagens e Desvantagens

Podemos começar pelas vantagens:
* Acompanhar as minhas filhas em todas as actividades das escolas. Poder estar sempre presente, sem pedir favores a ninguém e sem ver com o pai, para qual de nós será mais fácil, em cada situação. Eu estou sempre :)
* Passar mais tempo com as miúdas. Brincar mais com elas, ler-lhes mais e tudo o resto....
* Poder aproveitar as promoções com calma. Andar ás compras de forma organizada (e sim e tem de ser de forma organizada, pois os orçamentos ficam mais curtos!!!).
* Planear melhor as refeições e poder elaborar pratos um pouco mais complicados!!!!

E acho que podia continuar... e explorar ainda mais alguns pontos!!!
Mas as desvantagens apesar de serem em menor número, são de grande relevância a falta de remuneração é sempre e obviamente a mais visível, no entanto o vazio que nos consome por não trabalharmos.
O sentimento que nos invade de que o nosso tempo é menos valioso que o dos outros.
Os dias que ficam pequeninos para conciliarmos os horários dos outros.
E nós, ficamos com o resto.

Hoje acordei com esta angústia, com toda ela impregnada em mim...
E a angústia aumenta em cada email enviado sem resposta, sem nenhum telefonema ou marcação. Eu sei o Verão ainda aí está... mas eu quero mesmo ir trabalhar...




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Inveja

"... E então dá-se conta de que, mais uma vez, é só a mente que mente, é sempre da mente que vem a ideia de que a realidade deve ser outra, quando, afinal, ela só pode ser o que é. De que lhe serve a pontinha de inveja senão para lhe causar sofrimento? Quem foi que a pôs de parte, senão ela própria?"

Isto foi retirado do livro:" mães como nós", a prenda das minhas filhas, e claro que cada pessoa consegue perceber o que aqui se diz, porque é inevitável, ás vezes sem querermos sentimos a tal pontinha da inveja.

E vem a propósito do quê?
Vem a propósito das minhas reflexões, sobre mim e sobre os outros, vem no seguimento de sermos também aquilo que os outros que estão perto de nós são.
Sentirmos ocasionalmente este sentimento e percebermos que não nos faz felizes, que é um sentimento quase que diria impuro, é normal, no entanto existe quem se deixe modelar por ele, e deixe que a sua vida passe a ser guiada, de uma forma mesquinha e certamente tão solitária.

Quero (porque sei que ainda não sou capaz) ter pena de quem se deixa permanecer neste sentimento. De quem não se liberta das pequenas invejas que nos atacam, e não percebe que assim nem luta pela sua própria felicidade. 
E já agora se não for pedir muito, será que posso não conhecer mais ninguém assim!?



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ser mãe

Das maiores tarefas que Deus me deu.

Quando a Matilde nasceu, tudo foi planeado, pensado e feito de forma a cumprir.
Lia os livros das diferentes etapas, e procurava cumprir de forma correcta e pedagógica.
Não foi sempre fácil e a fase entre os 2 e os 3 anos foi muito complicada, mas éramos 2, e umas vezes melhor outras nem por isso, íamos conseguindo.

Quando nasceram as gémeas, procurei ser ainda mais disciplinada em algumas questões, porque o tempo ia ser reduzido e como tal, quanto mais planeado melhor.
A verdade é que em muita coisa consegui.
Mas desde essa altura que deixei de ler tanto, de ligar tanto ás teorias e agir muito mais por impulso.
Claro que as respostas ás vezes são reflexo de estímulos errados e como tal nem sempre as melhores!!!
Passei a ter mais presente ainda a frase "Filho és, Pai serás".
E dou por mim muitas vezes a ter a reacção errada, o reflexo menos correcto e como tal a transmitir o menos correcto ás minhas filhas.

Dissem que os miúdos hoje em dia são diferentes, ora eu como mãe digo, que sim é verdade, mas mais verdade é ainda que os pais de hoje em dia também são muito diferentes.
Temos sempre pouco tempo para eles, brincamos sempre pouco com eles, exigimos sempre muito deles, esquecendo ás vezes que são crianças.
E as crianças precisam de mimo, que se sentem com elas no chão, de sair para a rua para pular e correr.
Agora que estou em casa, percebo ainda melhor cada uma destas coisas e como nos é tão fácil encher um dia de tarefas, sem que nenhuma delas seja brincar.
Estou aos poucos a estabelecer este novo objectivo brincar com elas... ainda por cima para mim é fácil, elas são só miúdas e têm os brinquedos todos que eu um dia quis ter....


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Partilhar

Desde sempre que me dá prazer receber pessoas, ter a casa com amigos.
Tenho de confessar que começo a gostar cada vez mais da intimidade, por forma a poder realmente conversar, conseguir controlar as miúdas e afins. Mas num momento de celebração, temos sempre que ser muitos, porque essa é, a Graça que Deus nos deu :)

Recebi, tal como pedi nos meus anos, o livro da Joana Roque, "Cozinhar, Celebrar e Partilhar" e tenho de ser sincera, não sou uma grande fã do blogue, mas adoro este livro, exactamente porque vem no sentido da partilha à mesa.
Eu gosto da mesa montada, da comida a fazer, de uma ementa planeada, das garrafas no frio, da sobremesa e de descontrair no fim do jantar.

Ora, este fim-de-semana, foi assim, sem grandes planos e com uma ementa desenhada de manhã. As compras só foram possíveis à hora de almoço e só pelas 15,00h é que pude começar a planear/pensar e depois executar.
Gosto de planear melhor.
Mas não correu mal, apesar de nem eu, nem nenhuma das crianças termos gostado da carne.
Adorei a experiência das novas queijadas de leite, ainda mais simples que as minhas tradicionais. Aliás adorei tanto que voltei a fazê-las no dia a seguir.

Este fim-de-semana, celebrei mais uma vez, em boa companhia e com muitas iguarias à mesa em cada uma das refeições.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

+ uma leitora


A nossa casa tem desde sempre um problema... os livros!!!
Por mais voltas, estantes e escolhas que façamos, temos sempre livros a mais e apartir deste Verão este "problema" vai ter tendência para aumentar, é que temos mais uma leitora cá em casa.

Desafiamos a Matilde a ler um livro nas férias e ela já leu 3...






Vai começar mais um...
Está a ser divertido para ela e emocionante para mim... que para além de a ouvir a ler, no fim ainda fico a conhecer o resumo de cada capitulo que ela lê :)