quinta-feira, 9 de julho de 2015

Maria Barroso

Morreu uma referência para as mulheres em Portugal.

Até dada altura para mim, ela era só a mulher de um politico de grande carreira no nosso país.
Mas um dia, tive presente numa conferência sobre direitos humanos em que ela foi oradora. Fiquei maravilhada, aquela mulher, pequenina de figura, tinha tanto para contar sobre a defesa dos direitos de todos nós e em especial das mulheres.

Na altura eu devia ter algo à volta de 20 anos e as conferências foram por altura do Natal. Altura essa, em que eu todos os anos vendia rifas, de angariação de fundos para o Projecto Esperança. Na escola todos os meus colegas e professores já conheciam o ritual e nessa conferência estava também muito do pessoal da Caritas Diocesana que também já eram "cliente habitual".
O Professor Eugénio na sua amabilidade apresentou-me à Dra. Maria Barroso e desafiou-me a vender-lhe rifas! Calculo que bastante envergonhada, assim o fiz. Lembro-me que ela as comprou, que falei-lhe do Projecto, de sermos um grupo de Jovens da Paróquia, de sermos de uma zona difícil e com muitas necessidades.

Foram certamente 2 ou 3 minutos, não mais.
Mas fiquei para sempre com este momento guardado. Uma simplicidade e um à vontade tão próprio.

De facto independentemente das ideologias que defendemos muitas vezes queremos todos atingir o mesmo objectivo.
Esta Senhora a mim ensinou me isso!




Sem comentários: