segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

partidas

Quando cheguei à Irlanda conheci a Rita.
O como nos conhecemos fica entregue à teoria da mãe da Rita, que falava sobre tal facto sempre de forma misteriosa, anunciando, "nada acontece por acaso", como que a garantir que o que nos juntou tinha uma justificação!

Mas a verdade é que vim para a Irlanda conhecer uma família do Barreiro.
Uma família com a qual já me havia cruzado, mas que não conhecia.
Os pais da Rita e os meus também já se conheciam, mas sem se conhecerem e muito menos tendo conhecimento que um dia aquilo que os ia ligar era terem as filhas a morar a um oceano de distância deles e a 30 km uma da outra.

E desde o dia em que a Rita me convidou para a sua casa, até ontem de manhã, aquela casa em Lucan era um bocadinho minha, tal como esta onde estou era um pouco deles.

Quando cá cheguei foi um conforto muito grande ter uma casa com gente que sabia partilhar. Que deixava os miúdos brincarem e correrem, onde se abria a mesa para todos comermos. Onde era garantido que havia sempre paródia e alegria.
Vivemos algumas aventuras, em 17 meses podemos dizer que vivemos muitas.
Conhecemos muitos sítios, partilhamos muitos pensamentos, desabafos, sonhos!

Somos pessoas muito diferentes e acredito até que aquilo que nos aproxima é menor que aquilo que nos diferencia. Mas é só menor em número, porque o que nos uniu sempre foi o gosto pela amizade, a importância da família e o termos a certeza que acompanhadas somos sempre melhores pessoas que sozinhas!

Falávamos muito, riamos muito e tínhamos ideias diferentes em muita coisa, mas nunca nos zangávamos, porque de facto acho que a Rita não se zanga com ninguém!

Esta minha família na Irlanda partiu ontem, atravessou o resto do Oceano e foi morar para o lado de lá, para um Mundo Novo.
Se com toda a certeza a experiência da mudança para cá os ajudou, também certamente os cansou muito. Começar tudo outra vez. Arriscar mais uma vez. Certamente carregados de esperança, mas com muitos mas...

Eu ainda estou na fase em que os continuo a sentir aqui perto de mim.
Na fase em que uma destas tardes os vou voltar a ter aqui em casa.
Na fase em que ainda temos tanta ilha para conhecer.







2 comentários:

ARmadeira disse...

Já Sabes como é o meu lema longe da vista mas sempre perto do coração, ainda vamos partilhar muitas coisas juntas :-) <3

CM disse...

Assim espero amiga... assim espero.
Beijinhos