terça-feira, 24 de junho de 2014

educar


Hoje de manhã li isto e tinha que ficar aqui registado, porque de facto concordo com cada palavra.
Pode até ser errado, pode até ser resultado de uma má formação católica/cristã. Mas de facto eu faço isto e por vezes as minhas filhas não percebem... mas ao crescerem (e aqui a Matilde pelo menos já percebe o que eu faço, ainda que nem sempre concorde!) vão pelo menos aprender que de facto temos que tratar os outros da melhor forma que pudemos e conseguimos, mesmo que por vezes isso signifique abdicarmos nós de algo.

<Para mim, são questões básicas de cortesia e de convivência cristã, iguais a dar o que de melhor temos em casa a uma visita. Os meus filhos são carne da minha carne, e amo-os mais do que tudo, mas racionalmente - filosoficamente - a vida deles não é mais preciosa do que a vida dos filhos dos outros. Se eu assumo a responsabilidade de tomar conta deles, nem que seja por apenas cinco minutos, isso significa que racionalmente - ou filosoficamente - eu assumo a disponibilidade de agir perante eles como se fossem meus filhos. E o facto de eles não serem meus filhos apenas aprofunda essa exigência.

Não me interessa para nada que o outro miúdo tenha um pai cuja responsabilidade é tomar conta dele. Naquele momento o pai dele não está ali, e portanto sou eu que assumo essa responsabilidade. E da mesma forma que eu estou disponível para colocar o bem-estar daquela criança à frente da minha, também tenho de estar teoricamente disponível para colocar o bem-estar daquela criança à frente da do meu filho, que é carne da minha carne e meu dependente.

Talvez esteja aqui a chave da diferença em relação à tolerância à palmada e a tantas questões sobre educação. A Helena vê o filho como um outro à nossa responsabilidade, eu vejo um filho como algo meu em processo de independência. Tão meu que até tem direito a ficar com a pior cadeira - a mesma que eu tomaria para mim. >>


Sem comentários: