terça-feira, 21 de novembro de 2017

sinto saudades da minha filha mais velha

A Matilde começou este ano a escola secundária.
As diferenças são muitas, mas a nível curricular tudo continua a correr bem.

No entanto existe uma coisa, que todos estranhamos imenso, o horário.
Ela agora passa muitas mais horas na escola e quando chega a casa tem sempre trabalhos de casa para fazer. Como tal, são poucas as horas que ela se pode sentar comigo e com as irmãs a não fazer nada, a brincar, a conversar.

Sentimos imenso esta diferença.

A escola está a correr bem.
Estranhamos imensa coisa, ela estranhou ainda mais a ausência das amigas dos últimos 4 anos. É mais uma vez começar de novo e agora com 12 anos, o que como sabemos, vai cada vez custando mais.
Mas a nível pedagógico não temos nada a apontar à escola.
Eu tinha (e continuo a ter) imensa curiosidade sobre o ensino secundário daqui e até à data parece-me muito idêntico ao esquema do ensino primário. Simples, prático e muito organizado.

Vai começar esta semana os exames do primeiro período. Trouxe o calendário com as marcações. Cada professor marcou o seu exame com o professor responsável pelo primeiro ano, o que faz que em 8 dias tenha todos os exames, nunca tendo mais que 2 exames ao dia.
Nas semanas dos exames não há aulas, só fazem exames.
Se tiverem que ficar na escola entre exames, vão para uma sala designada para estudarem para os exames que vão ter a seguir.

A Matilde encontra-se no sétimo ano tem um horário simples, com entrada todos os dias à mesma hora. Os conteúdos programáticos são dados de forma simples, sem pressa. Daquilo que vou acompanhando do sistema português, parece-me que aqui se demora mais tempo a dar conteúdos, o que faz com que pareça que se anda atrasado, por comparação.

No sétimo ano, ela ainda entrega trabalhos feitos à mão. Valorizam mais a sua caligrafia que saber usar um computador. Se tiver que fazer uma apresentação ainda usa o método da cartolina com colagens, o que faz com que todo o trabalho seja dela.
Por aqui ainda se vai à biblioteca e é a própria escola que garante a inscrição dos alunos.

As aulas são de 40 minutos, sendo que as aulas práticas são 2 períodos seguidos.
Têm os seus cacifos onde deixam tudo o que não precisam para as aulas, incluindo os telemóveis, que não podem usar dentro da escola.

Por enquanto estamos satisfeitos, o sistema é simples, a escola acessível, em termos de comunicação com os professores.

Vamos continuando na expectativa, porque esta aventura ainda agora começou.



Sem comentários: