quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Halloween

Adoramos o dia de ontem.

Eu estava com algum receio. Os últimos anos, foi sempre tudo muito simples, fácil e divertido para as miúdas, porque iam pedir os doces com as amigas. Era uma loucura percorrer o bairro onde estávamos a morar. Porque por norma éramos 3 ou 4 adultos, com pelo menos 9 crianças!!!!

A urbanização onde estamos agora é pequena, não conhecemos ninguém! Percebi que muitas casas nem iam dar doces.
Entretanto vi o anúncio de uma festa de rua na vila. Desafiei as miúdas.
Elas reclamaram, porque assim perdiam os ditos doces.
Negociei.

E mesmo com medo que fosse um fiasco, lá fui com elas para a dita festa.

Na porta de casa, que tinha alguns enfeites, deixei uma caixa com doces e lá fomos nós.

Era um concerto de uma banda, que cantava um pouco de tudo, Bob Dylan, ABBA, Guns n Roses, Bruno Mars, como tal deu para todas nos divertirmos!
No fim houve um espectáculo de fogo de artifício, como nunca tinha visto em terras irlandesas. Aproveitando que o jardim fica por detrás do castelo, os foguetes eram lançados dentro do castelo e aproveitaram para fazer fogo preso em torno de toda a muralha e na torre.

Elas adoraram e eu também.
A juntar a tudo isto quando chegamos a casa os vizinhos tinham feito sacos com doces para as miúdas, o que fez com que elas sentissem que ganharam tudo, a festa e os doces.

Esta festa por aqui é vivida com grande entusiasmo, o que contrasta com tantos amigos que tenho em Portugal e que se manifestam absolutamente contra esta celebração.

Lembro-me ainda em Portugal, das miúdas irem mascaradas para a escola no dia de Halloween.

Percebo que entristeça muitos, que esta tradição se venha sobrepor ao Pão por Deus. Mas a verdade é que o Pão por Deus nas grandes cidades nunca vingou. Talvez por passarmos a morar todos em prédios, talvez porque deixámos de dar valor a fazer-se biscoitos tradicionais, certamente por inúmeras razões. Mas a verdade é que as crianças adoram doces e adoram fantasiar-se e o Halloween é a combinação destas 2 coisas.

Quanto à parte religiosa o dia de todos os Santos é feriado em Portugal e não necessariamente em todos os países católicos (aqui não é, tal como o Halloween também não), como tal não me parece muito correcto que se assuma que os católicos não "podem" , ou não "devem" comemorar o Halloween. Eu diria que é só uma festa e pouco mais que isso... e se há coisa que eu gosto é de festas.












Sem comentários: