quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Qual o momento que mudou a sua vida?

É esta hoje uma das perguntas lançadas pela Rádio Comercial.
Acredito tanto nisto.
São momentos, decisões... na altura decidir se ficamos em casa ou vamos com aquele grupo. Se arriscamos em fazer algo completamente diferente, ou se fazemos o que todos esperam de nós.
Se nos contentamos em ficar em casa a ver TV, ou se perdemos tardes inteiras a trabalhar para os outros.
Não estou a falar do dia em que casamos, em que acabamos o curso, em que os nossos filhos nascem.
Esses dias são culminar de muitos outros. Houve muitas decisões tomadas para que esses dias se transformassem em marcos na nossa vida.

Consigo lembrar-me de alguns momentos em que tenho a certeza que se tivesse tomado outra decisão a minha vida não era o que é hoje;
* a clara decisão sobre a minha vida vocacional (tinha eu 17 anos, na altura);
* a decisão de ir estudar para Setúbal e tirar GRH (era suposto ir para Lisboa estudar Comunicação);
* o meu namoro com o Jorge e ter sido ele o primeiro namorado que assumi perante os meus pais;
* a decisão de dedicar tardes, noites, dias a uma causa social que ainda hoje me enche o coração;
* a decisão constante de permanecer por 12 anos numa mesma empresa (demasiado tempo sem dúvida);
* a decisão de nunca mais querer voltar a fazer o que fiz durante esses 12 anos;
* a decisão de vir conhecer a Irlanda, o que levou à decisão de querer vir viver para aqui...

Tantas, tantas pequenas decisões que nos tornam quem somos.
E não param, continuamos para sempre a toma-las, a decidir o nosso caminho, o nosso presente e a definir o futuro.
Sempre tive muito presente estes e tantos outros momentos e em cada um deles tenho a certeza que fui eu que decidi o que fiz.
Claro que existem imensas outras situações na vida em que sentimos que não decidimos nada, que somos fruto de uma série de acontecimentos... mas é bom perceber que mesmo assim decidimos sempre o que fazer a partir desse ponto.

Sem comentários: