sábado, 2 de maio de 2015

Mudanças

Quer por aqui, quer em Portugal existe muita gente a perguntar me de facto como foi que nos adaptamos a um novo país, os 5. As mudanças de horários, de alimentação, de rotinas, como é que eu ainda não dei em louca estando em casa... enfim... a verdade é mesmo essa, mudarmos de país significou mudar muito na nossa vida.
Em algumas coisas passou a ser até mais simples e fácil, mas claro está que em muitas é ainda estranho e até mesmo difícil.

Por exemplo a nível alimentar posso agora, que já passaram quase dois anos, dizer que tenho uma alimentação muito parecida à que tinha em Portugal. Mas ao principio foi complicado, é um país com hábitos alimentares muito diferentes dos nossos. A importância que nós damos à comida é por aqui visto com alguma estranheza e tenho aqui uma amiga portuguesa, que o seu companheiro irlandês, diz que os portugueses quando se juntam é sempre para falar de comida!

O facto de eles não fazerem o almoço tradicional como nós fazemos ainda me faz muita confusão, mas neste sentido adaptei-me, até porque na maioria dos dias as miúdas estão na escola, como tal levam elas o almoço de casa, aos Sábados e porque elas têm actividades simplifiquei e adoptei o costume de comermos sandes, restando os Domingos em que nos sentamos à mesa e almoçamos de facto uma refeição como a conhecemos em família.

De resto temos o jantar, onde de facto eu cozinho e faço comida normal. Até porque eu adoro cozinhar, e se existe coisa boa de estar em casa é essa, pudermos passar tempo na cozinha, sem pressas, sem necessidade de ser sempre a correr.
Tenho pequenas regras que me facilitam. São 8 refeições que tenho para planear. Permito que 3 delas sejam com carne como ingrediente principal. Por semana temos o dia da salada e o dia vegetariano. As outras 3 refeições têm como base o peixe.
Tenho sempre sopa para acompanhar cada refeição. Não insisto que se coma fruta em cada jantar, uma vez que cada uma delas come uma peça de fruta ao almoço e outra ao lanche.
Estas regras facilitam me a lista de compras semanal e ainda me facilitam a organização da casa e dão me a possibilidade de tentarmos ter uma alimentação saudável e diversificada.

A única coisa que eu de facto não sei fazer é tudo isto e gastar pouco dinheiro. Quer em Portugal, quer aqui, a alimentação constitui uma grande fatia do nosso orçamento familiar, sendo que aqui obviamente que é uma fatia ainda maior!

1 comentário:

Cristina disse...

Compreendo. O meu maior stress pelo UK é ter imensa dificuldade em encontrar peixe. Penso que é a única coisa a qual ainda não me habituei totalmente.