terça-feira, 7 de abril de 2015

Celebrações Pascais

Já por aqui falei das eucaristias por cá.
E as celebrações Pascais são de facto dos momentos que mais me maravilham.
Ainda que seja este o tempo em que mais falta sinto da minha comunidade, adoro a serenidade e a organização destes momentos por cá.

Adoro o simples facto de toda a comunidade comungar nas duas espécies na Quinta Feira Santa e ainda assim a celebração não durar muito mais que uma hora. Adoro que o evangelho seja lido de forma tão correcta e sem uma imensidão de gente em cima do altar e que ainda assim nos momentos em que é o "povo" a ter a palavra, seja toda a comunidade que lê e que proclama as falas, adoro que estejamos de pé durante todo ele, porque ainda que seja longo é o Evangelho! Adoro que o lava-pés seja tão simples. Adoro a simplicidade com que se faz a transladação do corpo.

Torna a Páscoa mais simples, mais autêntica, mais próxima.
Estamos mais perto de Jesus, da sua cruz e no momento da ressurreição sentimos nos também mais perto da sua luz.

Não consigo também deixar de sorrir em cada Domingo que vamos à missa e o Padre no final da cerimónia, está na rua a cumprimentar as pessoas.
Lembro me bem do Pe. Vítor, que fazia exactamente isto e tão bem que o fazia... por muitas vezes se tentou reintegrar este gesto na minha paróquia, pois a verdade é que se o Padre vier para a rua falar com a comunidade não necessita de ter a porta da sacristia fechada e assim "os ratos de sacristia" não têm onde ficar!!!







2 comentários:

Ana Rita disse...

nós também comungamos nas 2 espécies na 5ª feira, mas o altar sempre com uma multidão de acólitos...
o Frei Guedes também vai para a rua no fim da missa!

CM disse...

Que bom, que as coisas mudam e evoluem!
Assim contado parece tudo estar muito bem!