quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Portuguesa

Comprámos um sofá. Finalmente tenho um sofá, mas fico de facto com a certeza de que o sofá é para mim... elas sentam-se em qualquer lugar e o homem da casa na maioria das noites está sentado na cadeira do costume.

Mas esta casa não gira à volta do sofá, nem da televisão, como a minha outra casa em Portugal não girava. Eu recebo as visitas quase sempre na cozinha. Quase sempre é à volta da mesa da cozinha que eu as sento. E quase sempre com uma chávena de café (ou de chá, adaptação local!!) e sempre que possível com uma fatia de tarte (seja de amêndoa, de maça ou pastel de nata!). E isto também é tão meu. Receber pessoas na cozinha. Fazer tudo na cozinha. Ser na mesa da cozinha que converso com as minhas filhas, que fazemos os trabalhos de casa, que elas escrevem cartas e fazem as suas elaborações artísticas.

E isto faz me lembrar a casa da minha avó no Alentejo, em que a porta da rua dava directamente para a cozinha. Em que quem passava na rua podia espreitar para dentro de casa e ver a cozinha, ver a minha avó na cozinha, na mesa da cozinha!

E é assim que eu gosto de cantarolar aqui por casa "é uma casa portuguesa". A verdade é que não é a casa, sou eu!!!


2 comentários:

Sonia disse...

Olá mãe Cláudia o meu nome é Sónia sigo o seu blog à cerca de 3 semanas e identifico-me exatamente consigo apesar de só me ter mudado para perto de Dublin em Agosto deste ano. Será que poderíamos conversar por email? Obrigada!!!

CM disse...

Olá Sónia,
Claro que podemos trocar email's o meu é: marquescsa@gmail.com.
Fico à espera de notcias ;)