quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fim de ano escolar

Não é novidade que cá em casa nos custou a adaptação à escola primária da Matilde.
Para mim foi uma total desilusão verificar que em 30 anos pouco mudou na escola, onde também eu fiz a minha primária.
E para ela o 1º ano foi difícil, a integração, o cumprir as regras da sala, a adaptação a novos colegas.
Ainda assim apresentou sempre bons resultados, sendo a melhor aluna da turma nas avaliações formais, mas não em comportamento.
Por isso, para ela foi muito difícil não fazer parte do Quadro de Mérito do Agrupamento e no final do 1º ano, estabeleceu essa meta para si própria. Eu sabia sempre quais os dias em que a Professora entregava os diplomas, porque ela vinha sempre super triste.

Finalizou agora o 2º ano.
Durante os 3 períodos, integrou sempre o Quadro de Mérito e na reunião esta semana a Professora disse que tinha pena de deixar a sua melhor aluna.
Continua distraída e um pouco cabeça de vento, mas tem capacidades incríveis de raciocínio e de comunicação.
Nos exames intermédios já sofreu, com aquilo que aconteceu a cada um de nós na escola, chegou de outra forma ao resultado pretendido e como tal foi considerado errado!!!
Sorri ao ver as provas dela, porque reconheci em cada resposta a minha filha.

Para o ano vai ter um novo desafio, grande e único.
A sua resistência à mudança vai de certeza dificultar-lhe esta nova etapa, mas a sua capacidade lógica e o seu desejo de vencer vão ser grandes aliados.

No final do 2º ano a Matilde merece umas grandes férias, porque foi sem dúvida uma aluna Brilhante.


Sem comentários: