sexta-feira, 20 de abril de 2012

Opinião pública

É um facto eu não ando em sintonia com a opinião pública.
A semana passada foi a loucura com a MAC, esta semana é com a Escola da Fontinha no Porto!
E eu preocupo-me quando vejo passar a nova lei das prestações sociais, quando vejo ser aprovado a diminuição do valor do Subsídio de Doença, quando vejo mais uma vez aumentar a idade para a Reforma. Quando se criam quase semanalmente novos impostos que no limite vão todos ser cobrados, ao utente ou ao consumidor, ou seja a nós/ a mim.
A história das baixas fraudulentas sempre me irritou, aliás tudo o que é fraudulento sempre me irritou. Se sabemos que existe quem engana, quem podia estar a trabalhar e se está a aproveitar de um direito... vamos cortar no valor a pagar a todos, ao invés de procurarmos os beneficiários que estão a cometer a fraude!? E os médicos que assinam essas baixas, é assim tão difícil apurar quem são? É que se eu recebo uma baixa, é porque fiz "um acordo" com a Segurança Social (no sistema privado isto chama-se Seguro de Trabalho), eu dou-lhes uma percentagem do valor do meu ordenado (a minha entidade patronal dá outra) eles gerem esse dinheiro e se por acaso eu vier a necessitar de alguma assistência social, eles compensam-me, ou seja eles dão me volta... eu só depositei neles. Com a agravante que não temos escolha se fazemos ou não o depósito, e num Seguro, quando o fazemos dizem-nos a % que iremos receber por o depósito x... aqui o mesmo muda de acordo com a necessidade de "controlar o sistema".
A questão da idade da reforma, não me choca por passarmos a trabalhar mais dois anos, porque gosto de acreditar que é bom ser-se activo. Gosto de acreditar que assim ainda vivemos mais. Mas num país em que a taxa de desemprego junto dos jovens é superior a 15%, e onde nos últimos 30 anos se assistiu a um aumento galopante de qualificações na população activa, pergunto-me se não estamos a deixar qualificados de fora, para não termos de pagar reformas (por 24 meses) a quem já não quer (na maioria dos casos) qualificar-se para o desempenho da sua profissão.
Não digo que as outras questões não são importantes, mas sinto que a frase: "Com papas e bolos se enganam os tolos" se aplica.
Sinto que se faz uma grande algazarra sobre um determinado assunto, enquanto o nosso futuro e o futuro do país continua a ser decidido com pensos rápidos.

Sem comentários: