quinta-feira, 21 de maio de 2009

O mundo do trabalho

Descontentamento é a palavra de ordem!
Temos um número infinito de trabalhadores cheios de queixas de empresas que não os ajudam, que não os motivam, que não se interessam por eles e quando os ouvimos damos-lhes razão.
Vamos ao outro lado, falamos com os gestores, os directores e os patrões e descobrimos que o descontentamento deles é igual, falam de desmotivação por parte dos trabalhadores, incumprimentos, falta de dinamismo e de interesse e outro sem fim. E mais uma vez quando os ouvimos damos-lhes, também a eles, razão.
Eu trabalho no meio, no meio dos dois pólos e lido com estas duas realidades!
Uma taxa de desemprego como nunca se viu e no entanto desde 2ª-feira que me bato em telefonemas pois não cumpro com os objectivos de produção. Continuo a lidar sempre com o mesmo problema o nosso mercado de trabalho não possui as características que as empresas procuram e devido a esse facto as expectativas de uns e de outros são opostas e como tal impossíveis de alcançar.
Para quando um ajustamento nestas duas medidas?
Para quando uma aposta real na formação profissional e no aumento das qualificações?
Para quando as empresas passarem de facto a assumir o seu papel social?

Para variar as respostas não sei... mas o que conto é que estive um ano inteiro ausente do mercado de trabalho e agora que volto, vejo tudo igual, com uma agravante... a continuidade no medíocre e no razoável conduz "ao deixa andar" e ao "facilitismo".
E tantos de nós que criticamos as atitudes típicas do funcionalismo público, acabamos somente por o fazer, por não podermos também gozar dele!

Sem comentários: