terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Novo ano

Um novo ano que começou e um balanço sobre o ano que passou que necessitamos de fazer.

Foi um ano de conquistas. Sem dúvida que era essa a proposta e o desafio para 2017 e no fim pudemos afirmar que conseguimos.
Foi quando regressamos de férias em 2016 que estabelecemos o objectivo de comprar casa em 2017. Sabíamos que era um grande desafio, principalmente neste mercado. Em Fevereiro uma série de pequenos acontecimentos fizeram com que escolhêssemos a casa onde estou hoje. Foi esse o grande plano e o grande objectivo dos 10 meses que se seguiram.

Foi também em Fevereiro que a ideia de passar um mês em Itália ganhou luz. Também fruto de uma série de pequenas coisas, decidi ir passar um mês com a minha cunhada e os miúdos. Foi uma grande aventura e agora que olho para trás, foi sem dúvida um grande desafio para todos nós, mas no fim, foi uma aventura cheia de conquistas. Sinto que fiquei mais perto dos meus sobrinhos e só por isso toda a viagem valeu a pena. Claro que Itália é um país lindo, e como tal, ter a oportunidade de o conhecer é também uma grande mais-valia.

2017 foi um ano de sacramentos na nossa família. A Matilde fez o Crisma e as gémeas a sua primeira comunhão. E que bem que nos soube receber nestas alturas a família e os padrinhos das miúdas. Recebemos também inúmeros pequenos mimos que nos fazem ter a certeza que mesmo longe da nossa antiga paróquia em Portugal, fizemos lá amizades para vida.

Foi na altura do Crisma da Matilde, que a ideia da minha mana vir morar para a Irlanda surgiu. E antes da primeira comunhão das gémeas já eles estavam a morar a 30 minutos de distância de nós. Que maravilha, voltar a ter família pertinho.
Quem diria que 2017 nos traria também esta conquista.

Foi também em 2017 que tive que tomar algumas decisões bem difíceis e que ainda me causam alguma dor no coração. Mas é assim que descobrimos que mesmo com 40 anos ainda existem tantas decisões para tomar e tanto caminho para percorrer.

Pela primeira vez na minha vida despedi-me de um trabalho. E se eu gostei desta minha última experiência profissional. Mas mudar de vila, tornava impossível continuar a trabalhar no ginásio e como tal, entro em 2018 à procura de um novo desafio profissional.

Os últimos meses de 2017 foram de grande ansiedade e até um pouco desesperantes. Tínhamos mudado tudo nas nossas vidas, em função da casa que escolhemos e o processo de compra de casa neste país é de deixar qualquer um com os cabelos em pé.
No fim mesmo pertinho do Natal recebemos as nossas chaves, o que fez com que o Natal e o fim de ano tivessem um sabor ainda mais doce.

O ano chegou ao fim e os projectos para 2018 são já muitos e a ansiedade que vivemos nos últimos meses faz-nos ter vontade de tomar mesmo grandes decisões.
2018 será sem dúvida mais um ano de desafios e parece que eu vou ter de enfrentar um bem grande... continuar a desejar que os meus braços pudessem transpor Oceanos.


Sem comentários: