sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hoje 10 de Junho

Dia de Portugal e dia em que começa o Euro 2016.

Curiosamente também dia em que o Secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, chama a atenção para uma grande gafe da Federação Portuguesa de Futebol. Gafe essa que se torna ainda maior após a recepção que a Selecção Portuguesa teve ontem em França.

Ouvimos que vai ser a única Selecção estrangeira a jogar em casa e isso deve-se aos milhares de emigrantes que Portugal tem em França.

Por qualquer razão, que eu na altura não soube explicar, não gostei do slogan: "não somos 11, somos 11 milhões". Não percebia mesmo que 11 milhões eram esses!
Com a população a diminuir em território nacional, não percebia onde se tinha ido buscar o número 11 e cheguei a brincar sobre o assunto aqui em casa, questionando se os pedidos de nacionalidade estavam de facto a aumentar!

Mas o Sr. Secretário explicou então, que somos cerca de 15 milhões de portugueses, neste número estão todos, não só os que residem em território nacional.
E deste número fazem certamente parte as centenas que ontem choraram ao ver a selecção no seu primeiro treino.

A verdade para mim, é que desde que saí do meu país (tal como contam muitos outros emigrantes), passei a ser muito mais portuguesa, a identificar-me muito mais com a nossa cultura e a defender a nossa identidade.






Sem comentários: