sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

apreciações de Dublin

Moramos a 30 minutos de transportes do centro de Dublin, mas ainda assim é perto.
E estas são algumas das apreciações que me sinto com coragem de fazer sobre as suas gentes.


É uma cidade pequena. Mantém traços rústicos mas é bem cosmopolita. Gente simpática, com gestos de gente simples, agradece-se ao condutor do autocarro, por exemplo.

Na escola das miúdas existem 30 nacionalidades diferentes. 

Há sempre coisas a acontecer nas ruas de Dublin, gente a cantar, a dançar a brincar. 

Há sem abrigos a pedir na rua, mas também instituições de solidariedade em cada esquina. 
Não existem edifícios novos para tudo, aliás a grande maioria das escolas ou organismos funciona em edifícios mais antigos que a escola primária do meu pai.

São de facto católicos, em qualquer lado, podemos falar de rezar por alguém ou acender uma vela, que todos acham normalíssimo. Vão um pouco mais à igreja que em Portugal, mas ainda assim menos do que eu estava à espera.

Outro coisa que existe em cada esquina são Pub's, e têm sempre gente dentro independentemente da hora. São de facto mais adeptos de beber do que de comer. E a sensação é que aqui só se janta, os almoços, são iguais aos lanches, sandes e afins, aliás em qualquer loja se vendem as ditas "sandes típicas irlandesas"!!!

São mais amantes de chá do que de café, e qualquer café na rua, para além de ser um balde, custa 3€ (bem dita máquina que eu um dia comprei!).

Fazem muitos referendos (no entanto menos que os suíços).
Os parques infantis estão sempre cheios, de pais, de mães, de avós e de muitas, muitas crianças.
As mulheres usam quilos e quilos de base na cara, e em Janeiro vão todas fazer um tratamento daqueles de auto bronzeamento... o que as faz parecer vindas das Caraíbas, com gorro e cachecol!!! Usam muito o cabelo apanhado e a grande moda, não é um simples rabo de cavalo, mas um género de um coque, em forma de donuts, no alto da cabeça!
Na cidade toda a gente anda a pé ou de bicicleta. E caminham como se fossem sempre com pressa, aqui passei a parecer uma vagarosa!
Não se vê praticamente caixotes do lixo, mas também não se vê lixo no chão.
Qualquer canteiro tem relva e não existe calçada, nem nada parecido.

Elas para o trabalho vão muito formais e muito iguais, mas saem dos escritórios de ténis florescentes para caminhar e claro com base e toda a maquilhagem respectiva.

À noite, ou seja apartir das 7h da tarde, quem sai parece que vai para um casamento. Para o pub ou para a discoteca sempre de vestido de cerimonia e sandálias de salto. Nunca as vi de collants... e a maquilhagem à noite faz parar literalmente o trânsito (pelo menos, faria parar o nosso!).

O desporto nacional é o rugby e a equipa local o Leinster. Também vibram com um jogo agressivo com um taco de madeira, que é o GAA.
Toda a gente tem um iphone ou melhor. 

Andam sempre de phones nos ouvidos e muitas vezes a ler do telemóvel em simultâneo.

Parece que por aqui o tempo não é o pior e a esta altura o Sol tem estado bem alto a olhar para a cidade e a dizer que a Primavera já chegou ;)

E já sabem quando agradecerem se de facto é do coração é só dizer: "Thanks a million" ;)


Muito mais haverá certamente mas assim já percebemos melhor o que por aqui se passa!

Sem comentários: