quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O que eu vou descobrindo

Descubro que aqui o normal é as crianças jantarem por volta das 17.00h. E que quando estão nos infantários ou ATL's, (e aqui atenção que a grande maioria dos mesmos, para não dizer todos, fecha ás 18.00h) é lhes servido lá o jantar!!!

Descubro que se faz o Crisma aos 12 anos.

Descubro (e isto estou a testemunhar com as minhas filhas mais novas) que as crianças aos 5 anos sabem ler!!!

As crianças deitam-se por norma ás 20,00h e os adultos cerca de 2 horas mais tarde... Para os meus vizinhos eu devo ser uma família vinda do espaço.

E através das fotos que me mostraram das primeiras comunhões do ano passado, descobri também que a minha filha este ano vai ser a menina vestida de forma mais simples da celebração.

Todos os dias descubro inúmeras coisas novas, algumas fazem-me de facto alguma confusão, noutras vai ser absolutamente natural tornar-me irlandesa... ora como no caso de vestir as crianças com vestidos lindos cheios de tule por ocasião dos aniversários... aliás já os vi e até já sei onde os encontrar lindos e em conta. Assim como partilho com os irlandeses a facilidade de caminhar para todo o lado.

Esta semana servi um chá aqui em casa e descobri que para eles é uma maravilha a nossa caixa de chá... adoraram poder escolher e colocar o saquinho na sua própria chávena.
Adoram e valorizam tudo o que é feito por nós.
E cada cozinhado que fazemos é um mistério delicioso e quando revelamos os "segredos" mais simples ficam maravilhadas. De facto saber misturar sabores na cozinha é algo maravilhoso que o sul da Europa sabe fazer como ninguém.

São inúmeras as descobertas e as adaptações... no dia-a-dia o que mais custa é de facto a língua. Quase que parece que nunca conseguimos ser tão autênticos como na nossa língua.




Sem comentários: