sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ensino

ao ler isto:
http://coconafralda.sapo.pt/ainda-a-escola-de-hoje-2202810

lembrei-me que o sistema de ensino foi um dos principais motivos que me levou a querer sair de Portugal!

4 anos escolares depois e não me arrependo.

Lembro-me quando a Matilde aqui chegou, ficou super feliz, porque tudo o que estava a dar a Matemática, já tinha dado em Portugal e isso dava-lhe mais tempo para se dedicar ao Inglês.

Pensar em fracções no segundo ano, quando as minhas gémeas ainda têm dificuldade em ver as horas, faz-me ter a certeza que tomei a decisão certa.

Já tentei inúmeras vezes falar sobre isto com imensas pessoas que discordam completamente de mim.
Eu como aluna sempre achei o nosso sistema de ensino demasiado repetitivo, ao ponto de ter estudado para testes do décimo ano com livros do sexto!
Além de que depois o choque no ensino superior é muito grande, porque já ninguém te repete nada!

Não concordo com todas as práticas de ensino que se praticam aqui, mas sinto que por aqui as crianças têm mais tempo para serem crianças. Sem terem que aprender uma segunda língua ou a fazer fracções com 7 anos!

Estamos todos muito longe do modelo da Finlândia (e certamente não é possível aplica-lo em todo o lado) mas uns estão mais longe que outros.






Sem comentários: