sexta-feira, 19 de junho de 2015

música

Estou longe, mas oiço quase diariamente a Rádio Comercial.

E adoro que cada vez mais se tenha ganho o hábito de ouvirmos música portuguesa na nossa rádio.
Mas ultimamente tem me custado algumas músicas que oiço.

O grupo DAMA de quem até gosto dos ritmos e dos jeitos, tem duas músicas que mostram de facto como a nossa cultura tem tendência para deixar o género masculino dominar.
 A música "Ás vezes" mostra isso e muito bem:

Sei que às vezes eu não estou do teu lado (ok)
E não te ligo por estar muito ocupado (tá bem)
Tu não mereces eu deixar-te nesse estado (eu sei)
Desculpa não ser esse príncipe encantado
Quando não respondo, não sei porque é que me escondes que sabes"


O Refrão não é melhor com o recurso à palavra "às vezes" para mostrar exactamente que de certo nada existe ali... mas depois a parte que mais me levanta os cabelos é:

"Eu não digo a ninguém, que me queres e preferes
Aos outros que tu tens, eu sei
Que é difícil quando o clima é propício
Controlares esse teu vício que tens por mim desde o início, ok
Eu quero e faço por isso e tu queres um compromisso
E eu sou mais de improviso e tu só queres ficar bem
E ficas doida comigo porque tens noção do perigo
Mas eu não se se consigo dar-te tudo o que tenho
Sabes que te quero embora seja às vezes
Tento ser sincero, só que, tu não me entendes
Não tenho culpa, mas não sinto o que tu sentes
Hoje ficas cá em casa, uma vez não são vezes"



A sério!?
Agora o maior hit do grupo, tem como tema "Não dá", o que surge logo como proposta para continuação. Ou seja, "às vezes"  "não dá".

¨Tu não estás bem quando estás sozinha
Eu percebo se tu estás na minha
Mas vá lá não fiques convencida
Só porque és mais gira que querida"

E depois a juntar a este ramalhete que teria muitas mais para mostra, temos agora a música do Carlão, que todo o mundo canta, inclusive como hino do dia da criança....
E que se analisarmos no primeiro verso diz "Marcava golos em pipa a minha ponta até faz trança"!!!
E ainda nos premeia com o conceito eterno que as mulheres querem todas casar, mas homem que é homem foge dos papéis a sete pés: " Não fiques muito triste por não gostar de matrimónios - Tens o anel não precisas do papel"

E nem estou a ir buscar letras das músicas de Anselmo Ralph ou Master Jake!!!

Se calhar sou eu que como agora estou longe estranho mais... mas eu denoto aqui uma tendência... e os miúdos (e graúdos) cantam, entoam e nem se apercebem que interiorizam!!!





2 comentários:

Edu disse...

Também penso como tu!
Para mim, os DAMA são apenas um exemplo... e até a música que serve para uma campanha de segurança rodoviária do ACP (Sou o Maior), tem uma letra que, basicamente, te diz para não conduzir... mas que podes beber à vontade e "até te divertes mais"! Considerando que o público alvo é jovem, não me parece que seja uma boa mensagem um incentivo ao álcool.
Todas estas coisas vão entrando pelos nossos ouvidos e na nossa mente e vai-se moldando a consciência dos nossos jovens. Jovens que são o futuro da sociedade! Não é preciso água a escaldar para nos queimarmos. Também cozemos em lume brando... :-(

CM disse...

Sem dúvida, qdo pensei em escrever isto, pq realmente me aborrece, lembrei me de ti e de termos pelo menos uma vez conversado sobre isto!
E depois é complicado, explicar que não é assim... às vezes sinto que sou "bota de elástico"!!! :(