segunda-feira, 22 de junho de 2015

a escola

Aqui ainda nos falta uma semana e meia para a escola acabar.
Pelas notícias que vou tendo de amigos meus com filhos em idade escolar em Portugal, sei que a escola já acabou. Mas sei também que alguns, em alguns anos, andam de volta dos exames.

Ora volto a referir, aqui ainda falta mais de uma semana de aulas para a escola acabar.
E cada criança já tem a sua avaliação feita. A mesmo já foi enviada por correio em carta fechada dirigida ao encarregado de educação, e essa mesma avaliação é unicamente do conhecimento do professor da criança e do director da escola.
Os exames foram feitos ainda em Maio e quase que não nos apercebemos dos mesmos. São exames nacionais, mas as crianças não saem da escola, nem a  policia vai lá toda "artilhada" levar nada!!!

Também já temos o plano para o próximo ano, qual o professor e toda a lista de material necessário, tudo, tudo!

A escola acaba dia 30 e fecha portas.
Volta a abrir portas perto do final do mês de Agosto, próximo da data de regresso às aulas.

Não vamos à escola pedir, reclamar, consultar, reunir. O ano lectivo acaba, encerra por forma a iniciar um novo, com nada "pendurado"!!!

Cada vez que me vêm as lágrimas aos olhos por tudo o que deixei, respiro fundo, fundo e lembro-me de todo o sistema de educação português e até fico arrepiada!
Não é que este seja perfeito... mas aqui vejo as crianças a crescer, a ganhar conhecimentos, a descobrir tanta e tanta coisa e a maravilharem-se com isso...



1 comentário:

Ana Rita disse...

...
a educação, a educação...