quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SMN

Ora pois claro, para mim é um assunto de particular interesse, ou não fosse o SMN a representação do custo do trabalho e da sua recompensa.

E o que me ocorre é:
* o valor em Portugal é ridículo:

* num país ocidental desenvolvido os seus governantes deviam ter vergonha de legislar 505€ como resultado do trabalho de alguém:

* irrita-me ainda mais que este valor (vergonhoso) seja a base de cálculo para os ordenados dos governantes. Resultando num aumento do salário dos mesmos de cada vez que se aumenta o SMN. Para mim esta questão devia ser de análise profunda, pois isto revela a necessidade que existe em Portugal de alguém ganhar 5 vezes mais do que aquele que ganha o minímo dos mínimos!!! Quase que parece uma defesa, para que nunca aconteça, poderem os governantes ganhar um valor médio de salário:

* incomoda me os argumentos constantes (e falaciosos) de que a subida do SMN significa a diminuição do emprego:

* incomoda me ainda mais que se justifique a disparidade dos valores praticados na restante Europa "desenvolvida" com o alto custo de vida desses mesmo países. Quase que dizendo: "mais vale ganharmos pouco, do que pagarmos muito para ir ao restaurante, ao cabeleireiro e afins..." e é exactamente por esse tipo de pensamento que os ordenados ficam nos limites que estão.

Dinheiro gera dinheiro. Riqueza gera riqueza. E consumo gera produção...

E é isto 505€ em Outubro de 2014.
Cem contos em moeda antiga portuguesa.
Em 2014... um português consegue ganhar 505€.

E é por isso que cada história que leio me arranca uma lágrima, porque é triste, porque é desumano, porque mostra o pouco que valorizamos o trabalho, o pouco que valorizamos o outro. E será também e certamente muito por isso que para tanta gente mais vale não trabalhar... fica mais barato!


Sem comentários: