quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Tarefas

Sim, tenho sempre muitas. É verdade consigo manter os meus dias ocupados e desde que cheguei à Irlanda e apesar de não estar a trabalhar, posso garantir que nunca passei uma manhã ou uma tarde sequer  sentada no sofá.
A verdade é que tenho 3 filhas e toda a sua logística consegue-me manter ocupada (a mim e acho que a qualquer outra mãe).
E por isso o tempo que me sobra é sempre pouco.
Mas tem sido fantástico, porque de facto tenho acompanhado as minhas 3 filhas em tudo, tenho-as ajudado (ou ás vezes não) com todas as tarefas e tenho visto de perto o desenvolvimento delas em cada actividade.
A sensação que me dá, é que socialmente em Portugal ficar em casa é para quem não faz, ou não quer fazer, nada. Aqui é normal e é normal as mães dizerem na mesma umas ás outras que não conseguem dar conta de tudo... mas lá está aqui o normal é ainda ter filhos e muitos... talvez resida aí a diferença na percepção de tempo!

Ainda assim não consigo ficar indiferente aos inúmeros comentários maliciosos que vou ouvindo, do tipo: "pois tu nunca tens tempo", "parece que andas sempre ocupada!", "não sei como é que com tão pouco tempo aí já fazes tanta coisa!".
Não sou, nem nunca fui pessoa de ficar parada, também nunca fui menina de café ou de andar metida na casa das outras pessoas, até porque por norma gosto de passar tempo na minha (onde lá está tenho sempre tanta coisa para fazer!), a verdade é que gosto de fazer coisas, de me fazer útil, de me sentir útil, porque o tempo deve de facto ser vivido, não devemos simplesmente ficar à espera que ele passe.
E dado que se não fizermos nada o tempo passa na mesma, eu acho que mais vale ir fazendo alguma coisinha!!!

Quem me lê pode achar este desabafo demasiado óbvio porque me conhece, mas ás vezes para não Gritar para o alto, escrevo aqui... pode ser que ajude!





Sem comentários: