terça-feira, 10 de novembro de 2015

Se existe coisa que me irrita mesmo, mas mesmo a sério é alguém tentar-me explicar que Portugal está em crise desde 2011!!!! A par, irrita-me num mesmo nível, ouvir dizer que esssa "nova crise" foi provocada pelos portugueses que viviam acima das suas possibilidades!!!

Eu não sou muito velha, mas terminei a minha licenciatura em 1999. E num acto, daqueles que só se explicam pela excitação do dia em que terminei o curso, fui assistir a mais uma aula (devia achar que ia ser diferente, ou assim!) e hei-de me lembrar para sempre dessa aula, Economia do Trabalho, com a Prof. Isabel Vaz, que explicava que estavamos a viver economicamente um trimestre magnifico para quem se encontrava à procura de trabalho. O final do ano de 1999, apresentava indicadores financeiros positivos, com uma taxa de desemprego quase residual. Mas lembro-me bem dela avisar que seria uma situação temporária.

Eu comecei a trabalhar passado cerca de 3 semanas e fui trabalhar para uma empresa Prestadora de Serviços na área dos Recursos Humanos. Sei bem o quanto temporária foi a dita taxa de desemprego. No inicio de 2001 a mesma começou a aumentar e assisti em cada dia, ao que tinha aprendido nas ditas aulas de Economia do Trabalho, gradualmente passou a existir uma diminuição real do salário e das regalias subjacentes.

Por isso, revolta-me de uma forma muito profunda que insistam que a crise em Portugal é de 2011.
Esta crise começou à muito mais tempo.
O mercado de trabalho está de "pernas para o ar" à mais de uma década.
Existe um completo desajustamento.

E enquanto não se aceitar que sem um mercado de trabalho válido e ajustado, a economia portuguesa não evoluirá, ficaremos sempre parados a apontar dedos.
É necessário que seja feita de facto uma aposta no mercado de trabalho, mas de forma a criar riqueza. Riqueza para o país.

Qual é o nosso sector chave!?
Qual a profissão de que Portugal se orgulha?
Qual a aposta que temos para o futuro?

Por isso por favor não me falem que a culpa da crise é de quem viveu acima das possibilidades e por favor deixem de dizer que estamos em crise desde 2011....


Sem comentários: