quinta-feira, 6 de agosto de 2015

coisas que nunca hei de compreender

Li hoje que o governo britânico vai "investir" 20 milhões de dinheiro (não sei se a notícia estava em Euros ou Libras, isto de ler duas línguas nem sempre deixa um raciocínio claro!) na construção de uma nova rede / grade de protecção à volta do túnel....
A que lá está tem 3 metros de altura e neste momento não protege ninguém, como tal é necessário colocar lá mais uma, dizem eles.

E a primeira pergunta que me assolou o espírito foi, com esses 20 milhões, não se construía uma vila no interior dos interiores e metiam lá todos quanto estão a lutar pela vida a tentar trepar um gradeamento de 3 metros de altura!

Em todo este pesadelo, que abre todos os jornais neste momento a palavra "migrante" incomoda-me imenso! Migrante significa: Pessoa que muda de um país para o outro ou de um estado para o outro...  . Aquelas pessoas não são migrantes, são refugiados, ou assim deviam ser, eles fogem da morte, da guerra, do desespero. Partem sem nada só com uma réstia de esperança no horizonte.

Sei que sou uma idealista, sei que as relações internacionais e os seus conflitos não são assim tão simples de resolver, mas ainda assim na minha visão simplória não percebo que consigamos dizer a alguém desesperado, "aqui não temos lugar para ti", quando lugar é o que não falta e pelos vistos dinheiro também não!


1 comentário:

Ana Rita disse...

é assustador a quantidade de gente que luta pela vida ... também não sei como resolver a situação, mas afligem-me as portas fechadas a quem só pede para sobreviver...