sexta-feira, 26 de julho de 2013

Saudade

É engraçado, porque começamos a sentir saudade de casa, antes mesmo de sairmos dela.
A verdade é que este sentimento, carregado de nostalgia, desperta em nós um espaço, que existe, que é físico, que quase seria palpável, e por isso sabemos exactamente o que ele representa, ocupa, onde se posiciona.
Daí ser possível sentir Saudade mesmo estando presente.
Nessa caracterítica sou completamente portuguesa. Consigo sempre ter um canto dentro de mim carregado de nostalgia.
Procurei sempre contrariá-lo, pois todos temos tendência para romantizar o passado... mas agora vai de facto ser difícil, não deixar que as lágrimas irrompam.

Vou ter saudades da minha casa, das minhas gentes, do meu espaço, das ruas, dos cheiros, de sentir o vento quente ou frio.

Quando passo Beja, o meu peito fica cheio.
Quando desço a Rua Augusta, sorriu naturalmente.
Quando entro na minha Igreja da Baixa da Banheira inundo-me de paz!

Sei lá mais quantos sítios me causam sensações, emoções, que estão sempre em mim.


Sem comentários: